Retornando as raízes

Não foram alguns dias. nem alguns meses, nada menos que 50 anos, talvez um pouco mais, o tempo que este escriba deixou sua terra natal e ainda muito jovem seguiu com destino ao eldorado paranaense na região de Goioerê cidade localizada na região noroeste do estado do Paraná.

Goioerê é uma cidade paranaense localizada na região centro oeste do Estado do Paraná  atualmente com aproximadamente 30 mil habitantes e distante 522 quilômetros de Curitiba.

Desta região o jovem mudou-se para Alta Floresta no extremo norte do Estado do Mato Grosso, à 820 quilômetros da Capital   Cuiabá onde está estabelecido há nada menos que 37 anos .

Trabalhou muito estudou, se profissionalizou e por estes horizontes constituiu família e também uma história de vida cheia de aventuras derrotas e vitórias.

Joel Lira e Lira Netto que são primos irmãos não se viam há 56 anos e foram juntos percorrer os lugares onde viveram parte de sua infância em João Alfredo

Na linha do tempo, felizmente na somatória até aqui vem obtendo vitorias maiores que as derrotas e é nesse tempo marcado pelo Construtor do Universo, que aconteceu seu retorno a inesquecível terra natal onde se encontra suas raízes. Lá os momentos serão merecidamente registrados, os minutos, as horas e os dias que lhes for presenteado nesta jornada.

Imagine você comprando camarão a preços módicos na feira, frutas e verduuras fresquinhas todos os dias..O nordeste continua sendo em boa parte de seu territorio a terra que mana leite e mel, so falta o minimo de apoio de certos governantes que precisam criarem vergonha na cara e deixar de explorar essa gente humilde honrada , trabalhadora e corajosa.

O retorno teve como porta de entrada a cidade de Limoeiro , cidade que está localizada na mesorregião  do Agreste pernambucano há aproximadamente 17 quilômetros de João Alfredo. Limoeiro fica a uma distância de 88 quilômetros do Recife capital do Estado e registra atualmente aproximadamente 56 mil habitantes.

Em um dos registros das variedades da feira de Limoeiro , Panela de Barro e artesanatos pernambucanos

As  estalagens foi na  casa do abençoado e amável casal Joel Lira e Vera Lira, onde habitam com sua filha adolescente Vitória.

Os sentimentos de alegria foram imenso no reencontro do primo irmão e a emoção do repórter foi surpreende em conferir a hospitalidade do povo limoeirense e o reencontro com a realidade do comportamento do povo nordestino, gente trabalhadora, gente alegre em qualquer circunstância humilde e feliz com o pouco que podem conquistar para sua sobrevivência.

Essa é a  nossa primeira visita a Limoeiro, mas mesmo, depois de mais de meio século residindo fora de sua terra natal, a identificação com nossos conterrâneos foi por demais marcante para um recomeço.

Dizemos recomeço, por que, nossa viagem a Limoeiro é como se fosse um chekinlist para dizermos a nós mesmo, que está na hora de nos aposentarmos.

Para começar tomamos um delicioso caldo de cana e dai começa a nossa jornada de relembrar as delicias da terra natal, ao Primo Joel lhe consagrei o nome de |Pirata do CARIBE….

E a partir desta checagem agradecer a Deus por esta oportunidade para dizer adeus as atividades profissionais e optar por uma forma de vida mais amena, mais mastigada e mais repensada, dando valor ao que realmente doravante merece mais atenção.

A saúde física, mental espiritual.  A disseminação de amor ao próximo e do valor as obras da criação, aproveitando as tantas oportunidades de testemunhar a existência e  a Ação de Deus na vida humana.

 Retornar as raízes é como fechar o círculo de uma etapa da vida. Uma oportunidade rara, mas não impossível. Obrigado Deus, obrigado Limoeiro.

O repórter Lira Netto, nasceu em Ribeiro Grande Município de  João Alfredo Pernambuco no ano de 1955 e depois de 56 anos que deixou sua terra natal está voltando ao local de seu nascimento para relembrar e agradecer a Deus por sua trajetória de vida, no exato lugar onde nasceu.

Deixe um comentário