Aquiles Costa indica o caminho da vitória

Foto de Arquivo – Prefeito Aquiles Costa – Penha -SC

 Recentemente tivemos a grata satisfação de ouvir uma entrevista concedida pelo prefeito Aquiles Costa, da cidade de Penha, localizada no Vale do Itajaí Santa Catarina. Na ocasião foi possível entender as razões por que, em determinadas regiões desse país continental, algumas comunidades se desenvolvem rapidamente, enquanto outras ficam por muito tempo relegadas a periferia de terceiro mundo.

Naquele bate papo, em que o prefeito Penhense entabulava com o entrevistador de uma emissora da região, uma verdadeira prestação de contas de sua gestão era possível detectar o dom da ciência política a humildade, o preparo para o cargo e a franqueza com que o prefeito falava ao repórter. Enquanto inúmeros moradores de sua cidade interagiam com a sua entrevista através do Wahtsap.

Vista da praia de Armação em Penha – Foto /Nivaldo Lira

Por incrível que pareça, em toda entrevista, que durou um bom tempo ao vivo, não houve se quer, que percebêssemos, um gesto de ignorância e qualquer falta de educação ou desrespeito para com o Gestor.

As perguntas encaminhadas ao entrevistador eram repassadas ao prefeito Aquiles e ele respondia com conhecimento de causa e a naturalidade de um homem preparado para o exercício do cargo que ocupa.

Mas, diante de tudo o que relatamos o que mais me chamou à atenção, foi o fato de que em um momento tão difícil e de descredito na política e nos políticos pelo qual o país atravessa, de norte a sul e de leste a oeste. Os moradores de Penha agradeciam ao prefeito o que foi possível fazer e reivindicavam outros benefícios com muita naturalidade.

Outra vista da Praia de Armação em Penha /SC- Em tempo de bonanças e antes do Corona Vírus/ Por Nivaldo Lira

Conheço a cidade de Penha e muitas das necessidades de seus bairros, das suas ruas e de sua orla marítima. Algumas vezes que estive lá, até pensei em reclamar alguns benefícios que entendia está faltando para aquele povo.

No entanto, na entrevista que ouvi do prefeito, ele me fez compreender, como as coisas poderão ser bem melhor resolvidas. A fala e as ações comprovadas do prefeito Aquiles Costa, nos dá a ideia do quão importante é o dialogo e a parceria na gestão pública com uma administração participativa.

Na entrevista, o prefeito Aquiles, humildemente agradeceu a cada setor da comunidade de Penha que se fizeram parceiros da sua administração. Inclusive, somando a compreensão de seus governados. Cada munícipe.

Mas, o mais relevante que nos chamou à atenção e nos mostrou uma lição de como solucionar problemas e chegar à vitória, foi quando emocionado, o prefeito mencionou a experiência da transformação que sua administração proporcionou ao complexo educacional do bairro Mariscal.

A impressão deixada pelo Gestor de Penha foi a de que, só o fato de olhar as mudanças ocorridas no complexo educacional do Bairro Mariscal, com relação à escola que antes era desprezada e invadida por usuários de drogas, já lhes teria valido o mandato.

Ele não disse precisamente isso. Mas a sua satisfação deixou esta impressão. De meu ponto de vista são gestores políticos como esse, que o Brasil está precisando e muito. Um gestor público que vê na educação o caminho da vitória.

Ele me fez lembrar, o que disse o Mestre JESUS: “João 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

Se Jesus disse ser o caminho da paz, e da vitória da alma. Não resta a menor dúvida, que o caminho para a vitória do município de Penha, dos municípios brasileiros, do Brasil e das nações em geral. Está na restauração da Educação em todos os sentidos, e é por ai, onde se pode indicar o caminho da Vitória. Sem a qual a vitória jamais virá.

É preciso que não caiamos no desanimo e nem no desespero. É preciso que não desacreditemos da ciência política e mesmo de nossos políticos. Por que, dentre eles há também pessoas sérias e comprometidas. Tanto pela educação que receberam, como pela certeza de que a educação é o caminho.

Parabéns a comunidade de Penha, pelo seu atual gestor. E que mais brasileiros, aprendam com o povo de Penha a escolherem seus Administradores. Conheço aquela cidade. Está claro, que seus munícipes entendem que com a participação de todos e investimentos na educação os sonhos se realizarão.

Por Lira Netto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s