De cara nova ela voltará a ser chamada de Rua Nereu de Assis ou à antiga rua da vala

Quem espera sempre alcança, cobrar sempre é um instrumento da democracia– Rua da Vala nunca mais!

Mosquitos e o indesejável mau cheiro nunca mais!

A fétida rua da vala localizada no bairro na cidade de Penha chega a seus momentos finais, batizada originalmente como a Rua Nereu de Assis, não era assim que a comunidade a chamava até o momento.

Localizada entre os dois grandes bairros do município de Penha SC. Para os habitantes da proximidade era fácil aos moradores indicarem as pessoas que precisavam ter acesso a BR 101 e a Trasnbeto, chamando-a de Rua da Vala do que chamar pelo seu original. Suas características de abandono e mau cheiro a tornava “famosa”.

E até que em fim o sonho da comunidade se concretizou nos bairros Armação e no Município de Penha -SC

Além dos grandes transtornos que a rua apresentava em tempos chuvosos por ser um local receptor das águas tanto pluvial como fluviais, por ali também passava os detritos do saneamento, os esgotos a céu aberto.

A vala a céu aberto era reduto de muitos insetos, causadores de um mau cheiro insuportável. Além disso, o local também era transformado num deposito de lixo desovado por pessoas sem consciência dos danos que estavam causando a sua própria comunidade.

Em certa ocasião, nossa reportagem conversou com um morador das proximidades da fétida vala o seu Joao, que reside no local há mais de duas décadas. Segundo ele, embora ainda não esteja totalmente concluída a obra de canalização do fétido córrego já é comemorada pelos moradores a transformação do local.

Demonstrando muita gratidão pela obra o seu João com sorriso nos lábios, já comemora a dizimação dos mosquitos que se aglomeravam no local causando agonia e transmitindo doenças aos moradores da comunidade. A situação era de muita agonia os insetos e pernilongo não nos davam sossego. Disse o morador entrevistado.

A já considerada antiga Rua da Vala é uma importante alternativa como via de acesso a Transbeto e acesso a BR-101, desafogando consideravelmente o trânsito em épocas de temporada.

Há anos o Legislativo Municipal vem sendo informado desta angustia dos moradores da comunidade e embora já tenha se passado anos de cobranças a hora chegou.

Em especial os vereadores, Everaldo Dal Posso (o Italiano) a Vereadora e Professora Maria Juraci Alexandrino, (a Juraci) e o Vereador Isac da Costa, já haviam nos informado ser uma preocupação deles e uma prioridade ainda para esta legislatura.

Quem espera sempre alcança e por isso aproveitamos o ensejo para parabenizar a todos os moradores da comunidade por essa conquista tão desejada. Democracia é isso, não desistir nunca, cobrar sempre e um dia os benefícios chegará.

Assim como os moradores da comunidade, nossa reportagem, que tem sua redação no bairro está ansiosos para virar esta página de nossa história e com orgulho chamar a rua pelo seu verdadeiro nome.

 Por Nivaldo Lira / LiraNetto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s