Apiacás do Século 21

Por coincidência, após ter estado por um período de dez dias no mês de

fotos stragan (7)
Repórter Lira Netto

e agosto de 2018 no pequeno e acolhedor município de Apiacás-Brazil, cidade localizada no extremo norte do Mato Grosso, e considerada inclusa no Portal da Amazônia legal, voltei à mesma cidade em dezembro, onde por força do trabalho devo permanecer até meados de janeiro.

O município também já figura como uma das longínquas Comarcas do Poder Judiciário Estadual

apiacas 2
A pequena e acolhedora cidade de Apiacás no extremo Norte de Mato Grosso cresce junto com o novo Brasil do século XX!

Sendo esse um tempo suficiente para percorrer todos os bairros do acolhedor município e poder rever amigos de duas décadas, enquanto pude contemplar a força do progresso construída por homens corajosos e de boa vontade.

Os recém-chegados apiacaenses, talvez não possam compreender de imediato o que é imaginar hoje esse município quando ele não passava de uns poucos barracos de lona preta e alguns estabelecimentos comerciais que se caracterizavam como pequenas mercearias, farmácias bares e boates.

Pois a cidade surgiu em meio à turbulência de garimpos legais e clandestinos, quando se extraia ouro aluvionar de um lado e a extração de madeiras de outro. Época em que o pequeno Distrito de Alta Floresta era um pólo madeireiro que gerava centenas de empregos neste setor.

Na década de oitenta o “bum” do garimpo impediu o desenvolvimento agrícola do município, que era a perspectiva de seus colonizadores, enquanto havia muita extração de ouro, o serviço braçal para a lavoura não era possível, pois era muito mais promissor trabalhar no garimpo que na lavoura.

Atualmente, a Apiacás dos barracos de lona do final do século 20, quando não existia energia elétrica, nem telefone e nem internet, época sem qualquer infra-estrutura mínima que convidasse as pessoas do outro Brasil a se instalar aqui, a comunidade nascente só poderia receber naquela época, aventureiros ávidos por uma vida nova, dispostos a recomeçarem do nada.

Mas, a garra e fé dos que acreditaram no amanhã,transformou esta realidade e nesta segunda década do século 21, a comunidade já se transformou num pólo promissor e conta com energia de hidrelétrica, telefone celular e internet, pronta para se comunicar e competir com os mais promissores centros urbanos do país e do mundo.

E por essas razões, os pioneiros que ainda permanecem lá, falam de boca cheia que Apiacás é o melhor lugar do mundo para viver. Para se ter uma ideia, lá em Apiacás ao contrário do que acontecia no final do século 20, por volta do mês de agosto, quando a fumaça escurecia o céu e o sol ficava da cor de sangue, hoje se respira um ar puro e se contempla um céu azul.

Para se ter uma ideia de quanto àquela comunidade tem valor na vida de seus colonizadores é preciso conhecer outros centros do Brasil e do mundo poluído e violento.

O município de Apiacás é uma comunidade de aproximadamente 12 mil habitantes e um lugar maravilhoso, onde as crianças brincam de bola na rua e andam de bicicleta sem correm risco de se tornarem vítimas de balas perdidas. Aonde os idosos podem sentar à tarde na varanda de suas casas e relembrarem as estórias que as vovós e os vovôs contavam.

O município com trinta anos de emancipação política é beneficiado por manchas de terras vulcânicas, argilosa e arenosas da Amazônia, um lugar em que se plantando de tudo dá, hoje conta com a pecuária expansiva, a extração vegetal sob controle legal e chegando a seu solo a agricultura expansiva, onde já se pratica uma boa agricultura familiar.

Sua ligação com a principal rodovia estadual pavimentada é pela MT-208 a apenas 55 quilômetros de terra, com probabilidades de em breve ser interligada também com pavimentação com os maiores centros do Brasil.

Não resta dúvida que é uma cidade menina que respira sonhos e um futuro promissor, tem boas escolas de primeiro e segundo grau e ante a força da globalização seus estudantes já podem cursar algumas faculdades à distância.

A cidade está próxima de rios piscosos e tem parque florestal de inestimável valor, está localizada no extremo-norte do Estado a aproximadamente 1020 quilômetros de Cuiabá Capital do Estado.

É uma comunidade para quem quer viver em paz compartilhando a natureza e investindo no campo, não deixe de visitar Apiacás e conhecer os resultados promissores de povo corajoso que estão inseridos na responsabilidade de construir essa pátria amada – O BRASIL.

Por Lira Netto/ repórter, servidor público estadual e bacharel em Direito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s